Este curso integra o conjunto de iniciativas de desenvolvimento de capacidades da rede Ideias na Mesa e tem como objetivo fomentar a reflexão sobre a importância da alimentação adequada e saudável na rotina de instituições socioassistenciais, a fim de contribuir para a qualificação da demanda por alimentos adquiridos a partir do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.

Carga horária: 20 horas


Este curso integra o conjunto de iniciativas de desenvolvimento de capacidades da rede Ideias na Mesa e tem como objetivo que tem como objetivo estimular o uso de metodologias participativas em ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). O curso é composto por dois módulos. Cada módulo é acompanhado de uma biblioteca virtual onde você pode baixar o conteúdo das publicações disponíveis.

Carga horária: 20 horas


A Rede Virtual Ideias na Mesa oferece este curso como um guia básico

para a criação de jogos como ferramentas para a Educação Alimentar e Nutricional.

Um designer de jogos possui diferentes maneiras de trabalhar mas, neste curso, oferecemos um método simplificado do processo para que qualquer pessoa possa ser um desenvolvedor de jogos sem que necessite ser um especialista.

O processo de criação sugerido neste curso foi dividido em cinco fases que serão apresentadas a partir do desenvolvimento dos principais elementos estruturantes de um jogo.

A Fase I traz uma breve conceituação sobre jogos, os diferentes tipos de jogos e informações sobre como os jogos podem colaborar para o aprendizado em um contexto lúdico.

A Fase II será dedicada à criação do jogo em si. Criaremos 16 elementos básicos componentes de jogos, sempre alinhados ao objetivo do desenvolvedor.

Na Fase III, daremos dicas e um passo a passo simples para que você consiga executar um protótipo de jogo.

Na Fase IV, incentivaremos você a testar o jogo com diferentes pessoas e grupos com a finalidade de verificar o funcionamento do projeto.

Na Fase V, faremos considerações finais sobre o processo e comentaremos possibilidades de aprimoramento e variações do jogo criado.

Com o conhecimento desenvolvido neste curso, o participante poderá criar projetos de design de jogos de mesa (jogos concretos) para serem aplicados em diferentes situações nos serviços de saúde, assistência social, educação e outros. Os jogos também poderão ser utilizados com públicos de diferentes idades, culturas e saberes.

Com o conhecimento desenvolvido neste curso, o participante poderá criar projetos de design de jogos de mesa (jogos concretos) para serem aplicados em diferentes situações nos serviços de saúde, assistência social, educação e outros. Os jogos também poderão ser utilizados com públicos de diferentes idades, culturas e saberes.

Oferecemos uma apostila que serve de material de apoio ao curso. Ela também servirá de consulta para o preenchimento do Documento de Design do Jogo (DDJ) que você irá imprimir e completar na medida em que seguir as instruções de cada elemento de jogo.

Carga horária: 20 horas


Este curso integra o conjunto de iniciativas de desenvolvimento de capacidades da rede Ideias na Mesa e tem como objetivo estimular o desenvolvimento e a implementação de ações de Educação Alimentar e Nutricional na rede de proteção social básica do SUAS. O curso é composto por três módulos. Cada módulo é acompanhado de uma biblioteca virtual onde você pode baixar o conteúdo das publicações disponíveis.

Módulo I: Rede de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social - SUAS: lócus de promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada - DHAA e da Segurança Alimentar e Nutricional - SAN
Este módulo, por meio de três aulas, aborda aimportância da rede socioassistencial do SUAS na promoção e proteção do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA); apresenta conceitos, fundamentos e princípios que balizam o DHAA e também o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN, a Segurança Alimentar e Nutricional - SAN e sua relação com o DHAA.

Módulo II: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável nos serviços da rede de proteção social básica
Este módulo, por meio de duas aulas, apresenta a Educação Alimentar e nutricional e o Marco de Referência de EAN para Políticas Públicas, proposto pelo MDS, além de apresentar de forma sucinta, temas relevantes para o planejamento de ações em EAN e para a promoção da alimentação adequada e saudável.

Módulo III: Sugestões de atividades e recursos didático-pedagógicos para Educação Alimentar e Nutricional (EAN)
Este módulo, diferentemtne dos anteriores não é esstruturado por meio de aulas temáticas. Ele propõe-se a apresentar as atividades e instrumentos sugeridos para apoiar as iniciativas de EAN, que estão detalhadas no Caderno de Atividades “EAN: O Direito Humano à Alimentação Adequada e o Fortalecimento de Vínculos Familiares nos Serviços Socioassistenciais”, também de autoria do MDS, e que pretende subsidiar os trabalhos dos profissionais dos serviços socioassistenciais do SUAS, em relação à temática de Educação Alimentar e Nutricional. Além disso, apresenta algumas experiências e propostas, que estão sendo desenvolvidas em alguns municípios com a participação de profissionais do SUAS, grande parte delas identificadas no rol de experiências registradas aqui na rede Ideias na Mesa.

Carga horária: 20 horas

Este curso integra o conjunto de iniciativas de desenvolvimento de capacidades da rede Ideias na Mesa e tem como objetivo apresentar aos profissionais que atuam com as famílias do Programa Bolsa Família, e a todos os interessados no tema, o papel da promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada por meio de ações de Educação Alimentar e Nutricional(EAN).

O curso é composto por três módulos. O primeiro módulo apresenta o conceito, histórico e os desafios para realização do DHAA, assim como problematiza o conceito de alimentação adequada e saudável e a situação alimentar e nutricional da população brasileira.

O segundo módulo busca contextualizar o papel dos profissionais e da família na exigibilidade do DHAA no âmbito da saúde, educação e assistência social.

Finalmente, o terceiro módulo apresenta o papel e os princípios da EAN como estratégia para o empoderamento e a autonomia das famílias sobre seus direitos, especialmente o DHAA

Carga horária: 20 horas